Páginas

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Arraiá do ECE: Bandeiras do Nordeste

O nordeste brasileiro está em festa. Estamos vivenciando mais uma festa junina, repleta de tradições e comemorações. Este ano, o Espaço de Convivência Educacional (ECE) decidiu trazer um pouco da cultura de cada um dos nove estados nordestinos para dentro da sala de aula, resultando em momentos de muitas descobertas e na nossa festa junina...

Cada turma estudou um estado diferente. A partir desse estudo, preparamos um espetáculo de São João completamente original e rico em cultura e conhecimento, a ser apresentado no dia 28 de junho de 2013, às 18h, no BNB Clube. 

Você sabe de qual estado pertence as bandeiras do nosso convite?

O nordeste é uma região que respira diversidade. Isso também é retratado nas bandeiras de cada um de seus estados. Confira abaixo um pouco sobre cada uma delas:



PARAÍBA
A bandeira da Paraíba foi adotada pela Aliança Liberal eM 1930. O vermelho representa a cor da Aliança Liberal e o preto, o luto que se apossou do Estado com a morte do presidente João Pessoa, que governou o estado em 1929, e foi candidato à vice-presidência do Brasil.
A palavra "NEGO" é a conjugação do verbo "negar", remetendo à não aceitação, por parte do político João Pessoa, do sucessor indicado pelo então presidente do Brasil, Washington Luís.


ALAGOAS
O brasão simboliza as primeiras cidades alagoanas, Porto Calvo e Penedo, bem como suas riquezas agrícolas: a cana-de-açúcar e o algodão. As 3 cores (vermelho, branco e azul), simbolizam os ideais da Revolução Francesa: liberdade, igualdade e fraternidade. Os 3 peixes representam as três principais e maiores lagoas da época. A estrela faz referência ao hino de Alagoas, demonstrando o estado como uma "estrela radiosa que reluz ao sorrir das manhãs...".


BAHIA 
Foi criada pelo médico baiano, Dr. Diocleciano Ramos que, numa reunião do Partido Republicano, propôs este símbolo como representativo da agremiação política, em 25 de maio de 1889.

Com forte inspiração na bandeira dos Estados Unidos da América, mesclada com um triângulo evocativo ao símbolo maçônico. As cores azul, vermelho e branco já haviam figurado como símbolos das revoltas de 1798, conhecida como Revolta dos Alfaiates.


MARANHÃO
A bandeira do Maranhão, adotada oficialmente do dia 6 de dezembro de 1889 pelo Decreto nº 6, foi criada pelo poeta Sousândrade. As cores vermelha, preta e branca simbolizam a mistura de "raças" do povo maranhense. No canto superior esquerdo está um quadrado azul como fundo que representa o céu, e uma estrela branca de cinco pontas simbolizando o Estado como integrante da federação.



SERGIPE
As cores da bandeira de Sergipe representam a integração do estado ao Brasil. As estrelas representam as cinco barras (fozes de rios) existentes: São Francisco; rio Japaratuba; rio Sergipe; rio Vaza-Barris e rio Real. A bandeira foi oficializada pela lei nº 795 de 19 de outubro de 1920, alterada em 1951, e restabelecida a versão original pela lei nº 458 de 3 de dezembro de 1952.




CEARÁ 
As cores principais da bandeira (verde, amarelo e branco) são as mesmas da bandeira do Brasil e são uma representação da integração do estado com o Brasil. O Brasão do Estado do Ceará é representado por um escudo polônio com campo verde, na sua parte esquerda sete estrelas, na cor branca, que representam as mesorregiões do Estado, e, sobre o todo, a elipse central, com elementos internos distribuídos em quatro quadrantes, com a linha do horizonte no centro.


PERNAMBUCO
A Bandeira de Pernambuco foi originada na revolução de 1817. A cor azul do retângulo superior simboliza a grandeza do céu pernambucano; a cor branca representa a paz; o arco-íris (verde, amarelo, vermelho) representa a união de todos os pernambucanos; a estrela caracteriza o estado no conjunto da Federação, que na bandeira nacional é representado por Denebakrab; o Sol é a força e a energia de Pernambuco; finalmente, a cruz representa a fé na justiça e no entendimento.


PIAUÍ
As cores principais da bandeira são as mesmas da bandeira do Brasil e são uma representação da integração do estado com o Brasil, separadamente cada cor tem um significado específico: O amarelo representa a riqueza mineral; O verde a esperança. Além das cores, outros elementos presentes na bandeira também representam: A estrela remete a Antares, que na bandeira nacional simboliza o estado do Piauí.



RIO GRANDE DO NORTE
A Bandeira do Rio Grande do Norte foi desenhada por Luís da Câmara Cascudo, notório expoente da cultura potiguar, e apresenta no brasão os elementos básicos que melhor representam o Rio Grande do Norte. O coqueiro à esquerda, a carnaúba à direita, a cana-de-açúcar e o algodão representam a flora. O mar, com a jangada, representa a pesca e a extração de sal responsável por 95% da produção de sal no Brasil. O verde é a esperança e o branco é a paz.



Esperamos que tenham gostado do post.
Mais tarde o nosso encontro é no BNB Clube!


15 comentários:

  1. Amei me ajudou no meu trabalho tema Região Nordeste

    ResponderExcluir
  2. Ajudo msm ksks.. Precisa Fazer um trabalho de 12 paginas e me ajudou a fazer 1

    ResponderExcluir
  3. What Is website apresent Region Nordest Teme?

    ResponderExcluir
  4. site gordo imundo , fela da mae imundo

    ResponderExcluir